segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vamos falar das corujas??? Dá sorte ou azar??

                                                                  Foto:Infoescola

O termo coruja é a designação comum das aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. Tais aves possuem hábitos notívagos e voo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores), insetos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. A superstição popular diz que adivinham a morte com o seu piar e esvoaçar. Julgava-se também que essas aves gostam de azeite por visitarem as igrejas durante a noite, onde existiam lamparinas de azeite acesas. Na realidade, elas procuravam os insetos atraídos pela luz das lamparinas. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.
As corujas podem girar sua cabeça e pescoço em até 270º em qualquer direção.
O símbolo da deusa grega da sabedoria, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia.


Curiosidades........Os gregos diziam que a coruja é o símbolo da sabedoria porque consideravam a noite como o momento da revelação intelectual e do pensamento filosófico, e a coruja, por ter hábitos noturnos, acabou representando a busca pelo saber. Por causa disso, a deusa Atena tinha uma coruja como mascote. Ao longo dos tempos, outros bichos foram usados para representar a sabedoria, como a tartaruga, entre os chineses, e o salmão, para os celtas.....
Massssssssss  os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte....

E pra vc?? A coruja dá sorte ou azar????

56 comentários:

  1. Respostas
    1. Sei la tenho uma em casa mas axo q depois q ela apareceu td vidro de pronta cabeça kkkkkk

      Excluir
    2. Desculpe mas não entendi o que respondeu "TD vidro de pronta cabeça"? Ficou confuso,o que têm o vidro,?

      Excluir
    3. Poxa vida, acabei de ver um grupo piando em volta da minha casa😗,sorte? Pensei que finalmente o cachorro,sem vergonha, cafetão do meu padrasto ia fazer a passagem! Magoei

      Excluir
  2. Oi amiga, que belez seu blog, Adoro corujas,faço coleção de miniaturas e até criei um filhote abandonado e ferido.
    Muito sucesso prá você. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu blog parabens!!!!minha experiencia sempre me.deu sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do blog mas os comentários são muito bonzinhos! Isso não prende a atenção,vejo muitos documentários sobre maldade,almas e espíritos,todo mundo adoraaaaa um tema "sobrenatural! Abraço

      Excluir
  4. Nem sorte nem azar. Mas sorte nossa por esses pássaros que acabam com os roedores, escorpiões e insetos nocivos e azar dos ratos; hehehe... vejo-as como os gregos... simbolo da sabedoria... só simbolo. hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Ta indo mais ou menos kkkkk lindo blog Parabéns....

    ResponderExcluir
  6. Elas são lindas, charmosas e inteligentes... a mim só dão sorte. Sou colecionadora de miniaturas e sempre pesquiso espécies diferentes.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Coruja buraqueira, pousa e passa o dia na janela do banheiro dainha casa. Ela é linda. Olhos verdes e vigilantes.

    ResponderExcluir
  8. Coruja buraqueira, pousa e passa o dia na janela do banheiro dainha casa. Ela é linda. Olhos verdes e vigilantes.

    ResponderExcluir
  9. Bom eu não sei se da sorte ou azar so sei que vi uma pessoa mata uma e de la PRa cá nunca mais conseguiu um emprego a vida dessa pessoa nunca fica Boa acredito que seja falta de fé não maldição da coruja 😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  10. Bom eu não sei se da sorte ou azar so sei que vi uma pessoa mata uma e de la PRa cá nunca mais conseguiu um emprego a vida dessa pessoa nunca fica Boa acredito que seja falta de fé não maldição da coruja 😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  11. Depende. Se vc é um pequeno mamífero, é azar. Se vc é um grande mamífero e está perto demais de uma, também é azar. Agora, se a bichinha está longe. Não mexa com ela. Vc tem sorte! Pode crer!

    ResponderExcluir
  12. Todo noite tem uma coruja em meu poste de energia sorte ou azar.

    ResponderExcluir
  13. Adoro corujas e tenho uma coleção delas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu TB amiga adoro coruja tudo que tenha coruja é bolsa e quadro é relógio de parede 😂

      Excluir
  14. coruja dá azar,faz mal mesmo,se vc chega perto é cada ataque que vc leva, que nem quero-quero. XD,bom uma dica é não dar as costas.

    ResponderExcluir
  15. Até a poko tinha uma cantando aqui é piando ... Será sorte ou azar?

    ResponderExcluir
  16. Quando apareceu uma coruja no poste em frente de casa logo descobrimos câncer no meu irmão que faleceu rapidamente, obs nunca fui supersticiosa ah 2 descobrimos que meu sogro está com enfisema ontem a noite apareceu uma coruja cantando no poste da casa dele tô assustada.

    ResponderExcluir
  17. Hoje entrou uma coruja aqui em casa...fiquei encantado,super mansa tirei fotos fiz vídeos! Deixei ela dentro de uma caixa...aqui dentro de casa,parecia um filhote...acordei de madruga com ela debatendo na caixa,fui olhar ela estava toda dura...levei ela pra fora da casa e ela morreu do nada! Fiquei assustado...apaguei até as fotos que eu tirei! Mas eu achava a coruja um animal sábio nunca levei pro lado negativo,mas agora to sismado.

    ResponderExcluir
  18. Eu já não gosto porque todas as vezes que vejo uma coruja algo ruim aconteceu...

    ResponderExcluir
  19. Bom aqui tem um ditado se ela aparecer em sua casa no meio da noite e chocar, alguém aparece gravida e realmente quando ela aparece e vdd, não vejo por o lado negativo.

    ResponderExcluir
  20. E quando ela fica em cima da cerca de madeira em frente a minha casa de noite fica dando aqueles pio de passarinho? Sera que sorte ou azar

    ResponderExcluir
  21. Hoje apareceram( estao no momento) duas no meu quarto, lindas. Agora, deixei tudo aberto p ver se elas saem e vim dormir em outro quatro. Procurando significado...espero q seja sorte.

    ResponderExcluir
  22. Meu marido viu uma na cerca na frente de casa ele me chamou não dei bola depois ele disse que era coruja ele falou com ela kkk ela desceu pro chão pegou bichinhos e foi embora no outro dia a noite vi uma gritando é pousando na cerca de uma outra casa não entendo se e sorte ou azar receber a visita dela pois meu marido achou ela linda

    ResponderExcluir
  23. Apareceu uma agorinha aqui em casa umas meia hora antes conversava com uma amiga que eu estava preocupada com ela. Também falei com a coruja. Ela ficou em silêncio e foi embora.

    ResponderExcluir
  24. Uma entrou no meu quarto enquanto dormia na madrugada, realmente fiquei assustada. Acordei com o barulho do canto dela, e o barulho das asas ao voar. Sinceramente fiquei bem assustada, não sei se é sorte ou azar, nesses últimos dias tenho tido problema de saúde, e notei que essa mesma coruja, canta todas as noites perto da minha casa ...

    ResponderExcluir
  25. Eu particularmente nao gosto. Das 2 últimas vezes que ela cantou qdo passava na rua perdi meu namorado e um amigo.
    E há alguns dias venho vendo corujas denovo e elas me olham profundamente e hoje uma veio a me atacar piando qdo caminhava juntamente com meu cachorro, alguem sabe dizer qdo elas atacam é sorte, azar ou pq estão de filhotes.

    ResponderExcluir
  26. Gente, acabei de chegar da casa da minha namorada, eu estava de moto e tinha uma coruja no meio da rua, quando fui passando ela foi voar e bateu no farol da moto e bateu em mim e caiu no chão, eu voltei pra ver o que era e era uma coruja, tava lá no chão mas não morreu, apenas desmaiou , aí fiquei um pouco lá e ela levantou e tentou voar mais não conseguiu, meio tonta... o que pode ser gente ???

    ResponderExcluir
  27. eu acho linda,fofa,interessante, más tenho um certo receio por coruja ;uns dizem azar outros dizem sorte. um dia uma rodeou minha casa e pio logo seguida enternei minha mae, passaram dia fui visitar minha mae passou uma na minha frente no hospital depois minha faleceu.

    ResponderExcluir
  28. Bom tem uma coruja linda que visita minha casa há 3 dias, percebi que ela aparece em horários marcados, as 17, as 4 ou as 22. Paira e pousa no msm lugar até a cachorra se agitar e ela sumir misteriosamente. No começo senti medo por estar sendo observada... Depois me afeicoei. Não sei o que significa e se há significados mas q eh um belo mistério da natureza é.

    ResponderExcluir
  29. Hoje no começo da noite vi uma coruja em cima da minha casa eu nunca tinha visto na minha casa queria saber o que significa pois dizem que e mto sabia

    ResponderExcluir
  30. acabei de ouvir uma coruja piando alto na parte de trás do quintal, primeiro ela começou a fazer uns barulhos leves e depois aumentou e ela foi embora, minha mãe fala que sempre quando isso ocorre algo de ruim acontece e é verdade (pelo menos com ela). Eu sei que a minha mãe acabou de descobrir uma doença grave que ela tem, agora eu estou com muito medo��

    ResponderExcluir
  31. Vamos ver? Ontem a noite a coruja cantou perto do meu quarto, amanha vou fazer cirurgia ... se eu morrer é pq é veridico se eu viver é que ela traz sorte

    ResponderExcluir
  32. Nunca tinha visto uma coruja a noite e ela olhou bem pros meus olhos... Na hora ja pensei em coisa ruim...Meu pai estava internado e chegou a falecer no outro dia.

    ResponderExcluir
  33. Eu n sei se dá azar,ou se advinham a morte de alguém, ou e mera conhecidencia, só sei q todas as vezes algo tipo alguém falecer acontece, quando o piado e alto, sempre rezo bastante e a mesma para. Mais vejo esse animal como significado de sabedoria

    ResponderExcluir
  34. vi uma no trabalho
    senti paz, meu coração esta tranquilo, pois vejo um lindo animal ave de rapina, que me agraciou com a presença dela
    muita sorte eu tive de vê-la.

    ResponderExcluir
  35. Qual a diferença do piar e cantar na superstição ? Por favor me explique...sempre ouvi o canto.mais hoje pela manhã o piar.gratidao!

    ResponderExcluir
  36. Osiguinificado da coruja buraqueira cantar notelhado da casa

    ResponderExcluir