sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pico da Ibituruna

Pico da Ibituruna, em tupi-guarani Pedra Negra, é um belo pico que se sobressai sobre a cidade de Governador Valadares, Minas Gerais.
Há diversas versões para o nome dado ao Pico do Ibituruna. Algumas indicam que, em tupi-guarani, Ibituruna significa nuvem negra, ou montanha escura que parece nuvem preta. Outras versões apontam que Ibituruna significa terra alta e preta, ou “montanha negra” ou, ainda, serra de pedra preta.
Conhecido como “Plataforma Mundial de Vôo Livre”, é o principal atrativo de fomento do turismo Valadarense. Com 1.123m de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura e é base de estudos e planejamento turístico.

Um comentário:

  1. Certo dia eu subi com um amigo de Valadares no Ibituruna. Era noite, céu estrelado por todos os lados. Então como mineiro da região do Alto Paranaíba , perguntei-lhe que luzes de quais cidades eram aquelas e ele disparou apontando alternadamente para cada uma : São Geraldo da Piedade, Divino das Laranjeiras, Itabirinha de Mantena, Nova Módica, Pescador, Periquito... e o pau quebrou durante uma 1/2 hora!. Ele já estava ofegante vendo todo o mundo lá de cima, quando resolvi então rematar: "e aquelas luzes bem lá no horizonte quase que sumindo na curvatura da terra?" ao que ele sem guaguejar bradou para todo o vale do Rio Doce ouvir: aquelas luzes são da periferia de Moscou!...:)

    ResponderExcluir